FAA se mobiliza em campanha para ajudar vítimas das chuvas em Barra do Piraí e região
Publicado em: 26/02/2024
A Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) está engajada em uma iniciativa solidária para auxiliar os moradores de Barra do Piraí e regiões vizinhas afetadas pelas recentes chuvas. Em um esforço conjunto, a instituição está promovendo uma campanha de arrecadação de donativos buscando amenizar os impactos causados pelos desastres naturais. Assim, a comunidade está convidada a contribuir doando itens como água potável, alimentos não perecíveis e agasalhos. Os pontos de coleta foram estabelecidos nas duas unidades do Colégio Arcoverde: em Valença, na Praça XV de Novembro, n° 50, no Centro; e em Barra do Piraí, na Rua Teixeira de Andrade, nº 202, também no Centro. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.
A FAA tem presença marcante em Barra do Piraí. Além da unidade do Colégio Arcoverde, na cidade também funciona um superpolo do Centro Universitário de Valença – UniFAA. Por meio de Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), o Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica à Saúde (CEPABS) atua diretamente na Atenção Primária à Saúde no município. Colégio Arcoverde, UniFAA e CEPABS são instituições mantidas pela FAA.
O presidente da fundação, José Rogério Moura de Almeida Neto, destaca a importância desta ação solidária. "Hoje, mais do que nunca, estamos diante de uma oportunidade de manifestarmos a força da solidariedade e da união. Lembremo-nos de que, juntos, somos mais fortes. A solidariedade é a cola que une comunidades, e é através dela que conseguimos superar as piores tempestades. Façamos de nossa união um farol de esperança para aqueles que agora enfrentam dias sombrios", conclama o presidente da mantenedora da Rede Arcoverde.
Já a diretora da Rede Arcoverde, Rachel Martins, exalta a importância da iniciativa para também despertar nossa responsabilidade de ajudar o próximo, o que é decisivo para a construção da sociedade. “A importância que eu vejo de movimentos desses de mobilização social é entender que todos nós somos responsáveis pela forma como a sociedade funciona. Precisamos fazer aquilo que a gente pode e, com o pouco que cada um faz, a gente constrói o todo. Se ficarmos num lugar de só esperar que alguém faça, a gente não constrói uma sociedade. Além disso, tem o olhar para o outro. Essa possibilidade que temos de criar empatia, que é de nossa natureza, também precisamos alimentar”, afirma Rachel.
Programa de Convivência e Ética
Na Rede Arcoverde, é desenvolvido o Programa de Convivência Ética para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Por meio dele, são discutidos valores como justiça, respeito, solidariedade e tolerância, indispensáveis a uma boa convivência. Todos os estudantes têm contato com aulas de convivência ética, assim como gestores e professores, que contam com formação mensal dentro do programa.
De acordo com a diretora adjunta da unidade de Barra do Piraí e gestora do Programa de Convivência Ética da Rede Arcoverde, Ana Luíza Matos, “a cidade está em um clima de tristeza por todas as perdas significativas que aconteceram. Não só pelas casas e bens materiais, mas pelo maior valor que temos: a vida. Além disso, muitos que tiveram sua integridade física preservada estão sofrendo com a falta de suas casas e o desabrigo”, conta, acrescentando que, apesar dessa situação, a sociedade local tem mostrado sua força: “Mesmo com essa tristeza, temos visto a solidariedade das pessoas de Barra do Piraí e da região, tanto para apoiar as pessoas que precisam quanto para liberar os acessos e cuidar dos ambientes da cidade que foram afetados. Todos têm um papel fundamental para que consigamos superar este momento, sem perder de vista a esperança de dias melhores. ”