FAA se mobiliza em campanha para ajudar vítimas das chuvas em Barra do Piraí e região

FAA se mobiliza em campanha para ajudar vítimas das chuvas em Barra do Piraí e região

FAA se mobiliza em campanha para ajudar vítimas das chuvas em Barra do Piraí e região

Publicado em: 26/02/2024

A Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) está engajada em uma iniciativa solidária para auxiliar os moradores de Barra do Piraí e regiões vizinhas afetadas pelas recentes chuvas. Em um esforço conjunto, a instituição está promovendo uma campanha de arrecadação de donativos buscando amenizar os impactos causados pelos desastres naturais. Assim, a comunidade está convidada a contribuir doando itens como água potável, alimentos não perecíveis e agasalhos. Os pontos de coleta foram estabelecidos nas duas unidades do Colégio Arcoverde: em Valença, na Praça XV de Novembro, n° 50, no Centro; e em Barra do Piraí, na Rua Teixeira de Andrade, nº 202, também no Centro. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. 

A FAA tem presença marcante em Barra do Piraí. Além da unidade do Colégio Arcoverde, na cidade também funciona um superpolo do Centro Universitário de Valença –  UniFAA. Por meio de Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), o Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica à Saúde (CEPABS) atua diretamente na Atenção Primária à Saúde no município. Colégio Arcoverde, UniFAA e CEPABS são instituições mantidas pela FAA. 

O presidente da fundação, José Rogério Moura de Almeida Neto, destaca a importância desta ação solidária. "Hoje, mais do que nunca, estamos diante de uma oportunidade de manifestarmos a força da solidariedade e da união. Lembremo-nos de que, juntos, somos mais fortes. A solidariedade é a cola que une comunidades, e é através dela que conseguimos superar as piores tempestades. Façamos de nossa união um farol de esperança para aqueles que agora enfrentam dias sombrios", conclama o presidente da mantenedora da Rede Arcoverde. 

Já a diretora da Rede Arcoverde, Rachel Martins, exalta a importância da iniciativa para também despertar nossa responsabilidade de ajudar o próximo, o que é decisivo para a construção da sociedade. “A importância que eu vejo de movimentos desses de mobilização social é entender que todos nós somos responsáveis pela forma como a sociedade funciona. Precisamos fazer aquilo que a gente pode e, com o pouco que cada um faz, a gente constrói o todo. Se ficarmos num lugar de só esperar que alguém faça, a gente não constrói uma sociedade. Além disso, tem o olhar para o outro. Essa possibilidade que temos de criar empatia, que é de nossa natureza, também precisamos alimentar”, afirma Rachel. 

Programa de Convivência e Ética

Na Rede Arcoverde, é desenvolvido o Programa de Convivência Ética para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Por meio dele, são discutidos valores como justiça, respeito, solidariedade e tolerância, indispensáveis a uma boa convivência. Todos os estudantes têm contato com aulas de convivência ética, assim como gestores e professores, que contam com formação mensal dentro do programa. 

De acordo com a diretora adjunta da unidade de Barra do Piraí e gestora do Programa de Convivência Ética da Rede Arcoverde, Ana Luíza Matos, a cidade está em um clima de tristeza por todas as perdas significativas que aconteceram. Não só pelas casas e bens materiais, mas pelo maior valor que temos: a vida. Além disso, muitos que tiveram sua integridade física preservada estão sofrendo com a falta de suas casas e o desabrigo”, conta, acrescentando que, apesar dessa situação, a sociedade local tem mostrado sua força: “Mesmo com essa tristeza, temos visto a solidariedade das pessoas de Barra do Piraí e da região, tanto para apoiar as pessoas que precisam quanto para liberar os acessos e cuidar dos ambientes da cidade que foram afetados. Todos têm um papel fundamental para que consigamos superar este momento, sem perder de vista a esperança de dias melhores. ” 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

O autoconhecimento e o sucesso profissional
26/04/2024

O autoconhecimento e o sucesso profissional

FAA investe mais de R$ 44 milhões em bolsas de estudo para educação básica e superior, beneficiando 1885 estudantes em 2023
24/04/2024

FAA investe mais de R$ 44 milhões em bolsas de estudo para educação básica e superior, beneficiando 1885 estudantes em 2023

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade
18/04/2024

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade