FAA Solidária convida colaboradores para revitalizar escola municipal em Valença
Publicado em: 21/10/2025
Em um gesto de cidadania e compromisso social, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) fez um convite aos seus colaboradores para participarem, no próximo sábado, 25, da FAA Solidária, um dia para transformar a realidade da Escola Municipal Maria Ielpo Capobianco, localizada no Bairro Cambota, que conta com 272 crianças matriculadas. A ação, de caráter voluntário, mobiliza talentos, esforços e corações em prol da educação, mola propulsora da transformação social. Ao unir forças para revitalizar o ambiente escolar por meio de pintura, pequenos reparos e jardinagem, os participantes reafirmam a crença de que pequenas atitudes coletivas podem gerar grandes impactos na construção de um futuro mais justo e promissor.
Inicialmente, foram abertas 60 vagas para participação, preenchidas rapidamente, o que mostra o engajamento e a aderência dos colaboradores aos valores da Fundação. Apesar da grande procura, quem quiser dar sua contribuição ainda pode participar. Entusiasmado com a iniciativa, o Diretor Executivo da FAA, José Rogério Neto, explica que “o FAA Solidário representa a essência do que somos como instituição: pessoas que acreditam na transformação do país e colocam esse propósito em ação. Cada edição reforça nosso compromisso com a responsabilidade social, o cuidado com as pessoas e o desenvolvimento das comunidades em que atuamos. Não é apenas uma ação pontual, mas uma demonstração viva dos valores que nos movem — ser cuidadosos, determinados e inspiradores. O FAA Solidário mostra que, juntos, podemos ir além dos nossos muros e levar o bem onde ele é mais necessário.”
A iniciativa é da Diretoria de Gente e Cultura e nasceu no ano passado, dentro do planejamento das celebrações pelos 60 anos de criação da FAA, comemorados em 2025. “A FAA acredita muito na transformação: do nosso aluno, do nosso ecossistema, das pessoas que estão ao redor da nossa empresa. Então, procuramos um lugar que pudesse receber esse movimento”, explica o Diretor de Gente e Cultura, Rafael Barros, acrescentando que “será uma ação para restauração daquele espaço custeada pela FAA e com a operação dos nossos colaboradores”. O FAA Solidário dialoga com o Programa IDEALize, voltado para melhorar a educação básica da região.
O Time FAA coloca a mão na massa a partir das 7h. Visando organizar os serviços que serão realizados, a iniciativa prevê a participação apenas de colaboradores. O Bairro Cambota é bastante populoso, e a FAA já está presente através da Unidade Escola de Saúde da Família. Havia duas escolas que poderiam receber a iniciativa, e um gesto de uma criança acabou ajudando a definir em qual aconteceria o FAA Solidário:
“Quando chego lá para conhecer, um pouco preocupado pelo espaço ser muito grande e com muita coisa para poder fazer, fui recebido com um abraço de uma criança que eu nunca tinha visto. E foi um abraço tão gostoso! Ali a gente teve certeza que aquele seria o espaço escolhido, porque reunia o que queríamos: afeto, futuro e possibilidade de transformação. Será mais do que pintar muros, vamos desenhar sonhos. Espero que a comunidade receba com muito carinho esse movimento que a gente está fazendo”, conta Rafael Barros. Por fim, o Diretor espera poder entregar “parte da escola revitalizada para as crianças terem um ambiente mais gostoso, prazeroso e colorido. Que elas enxerguem na escola um local onde querem e tenham prazer de ficar, de forma que elas possam melhorar nos estudos.”