Outubro Rosa: um olhar além do diagnóstico

Outubro Rosa: um olhar além do diagnóstico

Outubro Rosa: um olhar além do diagnóstico

Publicado em: 01/10/2021

OUTUBRO ROSA: UM OLHAR ALÉM DO DIAGNÓSTICO

*Atualizado em: 07/10/2022

Quando o assunto é o câncer de mama, logo lembramos da campanha do Outubro Rosa, não é mesmo? Todos os anos esse mês é dedicado a informar e alertar sobre essa causa e informação é coisa que não pode faltar nesse assunto!

Receber um diagnóstico de câncer de mama pode ser difícil, mas é importante saber que hoje existem muitas formas de tratar essa doença e tornar todo o processo o mais tranquilo possível para a paciente.

Entretanto, você já parou para refletir sobre  o câncer de mama e as formas de se prevenir?  Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

 

SOBRE O CÂNCER DE MAMA:

 

OQUE É?

É uma doença desenvolvida a partir da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

 

O QUE CAUSA O CÂNCER DE MAMA?

Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

 

SÓ AS MULHERES TÊM CÂNCER DE MAMA?

Não. Homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).

 

É POSSÍVEL REDUZIR O RISCO DE CÂNCER DE MAMA? 

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

 

EXISTEM FORMAS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER?

Não existe uma fórmula exata para prevenir de uma vez por todas o câncer. Porém, é necessário evitar os fatores de risco que podem predispor a pessoa a desenvolver a doença. Os principais deles são o tabagismo, o sedentarismo e o consumo de alimentos ultraprocessados.

Com isso, manter uma rotina saudável é fundamental. Uma alimentação balanceada, rica em legumes, verduras, frutas e muita água, além de exercícios físicos, são essenciais e é de conhecimento científico que interferem diretamente no desenvolvimento de cânceres.

Além disso, é muito importante que os exames sejam feitos sempre. Eles não evitam o surgimento da doença, mas certamente auxiliam na hora de ter um tratamento mais precoce e efetivo. 

 AUTOEXAME:

Conhecer o próprio corpo e suas alterações deve ser algo praticado desde cedo. Por isso é recomendado que o autoexame comece desde a primeira menstruação. Isso trará uma consciência maior sobre o seu corpo e maior atenção sobre os sinais que ele te apresenta.

Caso tenha algum histórico familiar da doença, você pode recorrer a um oncogeneticista. Esse profissional consegue fazer um mapeamento na família e busca identificar se há algum fator genético que possa favorecer o caso.

MAMOGRAFIA:

A mamografia é uma radiografia das mamas, capaz de identificar alterações suspeitas. O exame pode ser feito de rotina (rastreamento) para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

 

PARA TUDO HÁ TRATAMENTO E ESPERANÇA!

Receber esse diagnóstico nunca é fácil, mas é importante se informar! Hoje existem inúmeros tratamentos para o câncer de mama. Os mais comuns são a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. Mas depois de cada um deles, o atendimento é individualizado para cada caso.

Os cânceres são todos diferentes uns dos outros, por isso, é importante ver além. Não se trata de uma doença, se trata de uma pessoa! Assim, humanizar esse processo e trazer mais tranquilidade para a paciente é fundamental e, mais que isso, possível.

Junto de uma equipe multidisciplinar, com oncologista, ginecologista, mastologista, fisioterapeuta e nutricionista, a paciente conseguirá ter uma vida plena, mesmo com a doença. 

Por isso, nunca deixe de perguntar. Quando se consultar, tire todas as suas dúvidas com os especialistas que vão te atender. Afinal de contas, com a informação necessária e apoio de quem torce por você, esse processo pode ser muito mais leve.

 

Para mais informações acesse: 

CARTILHA INCA: 

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_de_mama_2022_visualizacao.pdf

 

Cuide-se! ♥

 

Notícias Relacionadas

Gratuito e aberto ao público, Nexus Experience discute Diversidade e Inclusão no Mundo Digital
18/03/2024

Gratuito e aberto ao público, Nexus Experience discute Diversidade e Inclusão no Mundo Digital

Policlínica Veterinária Escola passa a atender pets não convencionais
13/03/2024

Policlínica Veterinária Escola passa a atender pets não convencionais

Navegando no Mundo Profissional: Utilizando a Internet na Busca por Emprego
08/03/2024

Navegando no Mundo Profissional: Utilizando a Internet na Busca por Emprego