Outubro Rosa: um olhar além do diagnóstico

Outubro Rosa: um olhar além do diagnóstico

Outubro Rosa: um olhar além do diagnóstico

Publicado em: 01/10/2021

OUTUBRO ROSA: UM OLHAR ALÉM DO DIAGNÓSTICO

*Atualizado em: 07/10/2022

Quando o assunto é o câncer de mama, logo lembramos da campanha do Outubro Rosa, não é mesmo? Todos os anos esse mês é dedicado a informar e alertar sobre essa causa e informação é coisa que não pode faltar nesse assunto!

Receber um diagnóstico de câncer de mama pode ser difícil, mas é importante saber que hoje existem muitas formas de tratar essa doença e tornar todo o processo o mais tranquilo possível para a paciente.

Entretanto, você já parou para refletir sobre  o câncer de mama e as formas de se prevenir?  Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

 

SOBRE O CÂNCER DE MAMA:

 

OQUE É?

É uma doença desenvolvida a partir da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

 

O QUE CAUSA O CÂNCER DE MAMA?

Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

 

SÓ AS MULHERES TÊM CÂNCER DE MAMA?

Não. Homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).

 

É POSSÍVEL REDUZIR O RISCO DE CÂNCER DE MAMA? 

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

 

EXISTEM FORMAS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER?

Não existe uma fórmula exata para prevenir de uma vez por todas o câncer. Porém, é necessário evitar os fatores de risco que podem predispor a pessoa a desenvolver a doença. Os principais deles são o tabagismo, o sedentarismo e o consumo de alimentos ultraprocessados.

Com isso, manter uma rotina saudável é fundamental. Uma alimentação balanceada, rica em legumes, verduras, frutas e muita água, além de exercícios físicos, são essenciais e é de conhecimento científico que interferem diretamente no desenvolvimento de cânceres.

Além disso, é muito importante que os exames sejam feitos sempre. Eles não evitam o surgimento da doença, mas certamente auxiliam na hora de ter um tratamento mais precoce e efetivo. 

 AUTOEXAME:

Conhecer o próprio corpo e suas alterações deve ser algo praticado desde cedo. Por isso é recomendado que o autoexame comece desde a primeira menstruação. Isso trará uma consciência maior sobre o seu corpo e maior atenção sobre os sinais que ele te apresenta.

Caso tenha algum histórico familiar da doença, você pode recorrer a um oncogeneticista. Esse profissional consegue fazer um mapeamento na família e busca identificar se há algum fator genético que possa favorecer o caso.

MAMOGRAFIA:

A mamografia é uma radiografia das mamas, capaz de identificar alterações suspeitas. O exame pode ser feito de rotina (rastreamento) para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

 

PARA TUDO HÁ TRATAMENTO E ESPERANÇA!

Receber esse diagnóstico nunca é fácil, mas é importante se informar! Hoje existem inúmeros tratamentos para o câncer de mama. Os mais comuns são a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. Mas depois de cada um deles, o atendimento é individualizado para cada caso.

Os cânceres são todos diferentes uns dos outros, por isso, é importante ver além. Não se trata de uma doença, se trata de uma pessoa! Assim, humanizar esse processo e trazer mais tranquilidade para a paciente é fundamental e, mais que isso, possível.

Junto de uma equipe multidisciplinar, com oncologista, ginecologista, mastologista, fisioterapeuta e nutricionista, a paciente conseguirá ter uma vida plena, mesmo com a doença. 

Por isso, nunca deixe de perguntar. Quando se consultar, tire todas as suas dúvidas com os especialistas que vão te atender. Afinal de contas, com a informação necessária e apoio de quem torce por você, esse processo pode ser muito mais leve.

 

Para mais informações acesse: 

CARTILHA INCA: 

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_de_mama_2022_visualizacao.pdf

 

Cuide-se! ♥

 

Notícias Relacionadas

Curso de Pedagogia do UNIFAA com inscrições abertas para 30 bolsas de estudo integrais
17/12/2024

Curso de Pedagogia do UNIFAA com inscrições abertas para 30 bolsas de estudo integrais

Nota máxima em avaliação do MEC confirma curso de Medicina do UNIFAA entre os melhores do país
11/12/2024

Nota máxima em avaliação do MEC confirma curso de Medicina do UNIFAA entre os melhores do país

FAA disponibiliza 115 bolsas de estudos para as unidades da Rede de Educação Arcoverde
09/12/2024

FAA disponibiliza 115 bolsas de estudos para as unidades da Rede de Educação Arcoverde