Pesquisa do UNIFAA revela impacto econômico dos alunos do curso de Medicina na cidade de Valença

Publicado em: 08/08/2023

O Centro Universitário de Valença (UNIFAA) divulgou os resultados de uma pesquisa inédita que analisou o impacto econômico dos alunos do curso de Medicina na cidade de Valença.

O curso de Medicina da instituição, um dos 10 mais antigos do país, sempre foi reconhecido e querido pela população sul fluminense e, ao longo de 57 anos, a cidade acolhe estudantes vindos de todos os locais do Brasil.

Pela primeira vez, em 2023, foram mapeados, pelo Centro de Saúde e Qualidade de Vida do Estudante, os seus gastos, trazendo informações importantes para a economia local e apontando algumas oportunidades para os empreendedores da região.

A pesquisa conta com grau de confiança de 90% e margem de erro de 5%. A pesquisa projetou os alunos ingressados ao longo dos seis últimos anos e contou com a participação de 220 alunos do curso de Medicina do UNIFAA, matriculados entre 2017 e 2023. Os resultados demonstraram que os estudantes de Medicina têm um papel significativo na movimentação financeira da cidade, com gastos que variam em diferentes categorias. A coleta foi feita de maneira 100% anônima.

Entre os anos de 2018 e 2023, os estudantes pesquisados gastaram um total de aproximadamente R$ 370.257.004,27. Os gastos foram distribuídos em várias áreas importantes, como alimentação, transporte, moradia, vestuário, lazer, saúde, motoristas de aplicativo, entre outras.

Alguns destaques dos resultados da pesquisa incluem:

Gastos com moradia o valor médio mensal gasto com aluguel pelos estudantes foi de aproximadamente R$ 1.087,59 (R$ 1.684,03 se considerados outros gastos com moradia, como condomínio e contas de consumo). Por ano, os estudantes deixam na economia local R$ 28.493.760,57 somente com moradia.

Ainda por ano, gastam mais de R$ 9 milhões com supermercados e outros R$ 10.404.263,93 com alimentação (aproximadamente R$ 7 milhões com restaurantes e outros R$ 3,7 milhões em aplicativos de comida). Gastam ainda R$ 3,7 milhões com transportes, sendo desses R$ 1,13 milhão com motoristas de aplicativo.

O impacto econômico, como é sentido pela comunidade local, reflete em diversos segmentos.

Por ano, os 1.410 alunos de Medicina gastam R$ 2,6 milhões em vestuário e mais de R$ 3,3 milhões em entretenimento. Gastam ainda R$ 3,7 milhões com saúde na cidade.

Os alunos gastam, todos os anos, R$ 61.709.500,71. Um importante indutor de PIB e um incremento na receita do município fundamental para seu desenvolvimento social.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DE LAZER E OPORTUNIDADES LOCAIS

Muitos alunos afirmam não participarem de atividades de lazer na cidade e muitos sentem falta de mais opções para seu entretenimento em Valença. Os eventos mais citados pelos estudantes são a Festa de Nossa Senhora da Glória, o Festival de Inverno, as Calouradas do Unifaa e o cinema.

14% dos estudantes afirmam que frequentariam um shopping center ou um novo centro comercial na cidade;

- 50% citam a melhoria da rede de restaurantes da cidade e muitos carecem de redes de fast food;

- Muitos sentem a necessidade de mais opções de lazer, mais hotéis, exposições de arte e museus, Arena de Beach Sports e uma comunicação mais efetiva dos eventos culturais da cidade.

"A pesquisa destaca o papel fundamental dos estudantes de Medicina na economia de Valença. Compreender seus gastos e suas necessidades nos ajuda a criar um ambiente mais propício para crescimento pessoal e acadêmico dos alunos e da economia local", disse Leandro Rider, coordenador da pesquisa e diretor do Centro de Saúde e Qualidade de Vida do Estudante do UNIFAA.

O UNIFAA tem o compromisso contínuo de apoiar seus estudantes e a comunidade local, promovendo oportunidades para o desenvolvimento acadêmico e socioeconômico da região.