Projeto FAAPET perto de alcançar a marca de 5 mil castrações gratuitas de cães e gatos

Projeto FAAPET perto de alcançar a marca de 5 mil castrações gratuitas de cães e gatos

Projeto FAAPET perto de alcançar a marca de 5 mil castrações gratuitas de cães e gatos

Publicado em: 23/06/2025

O Projeto FAAPET – Castração Itinerante de Cães e Gatos segue a todo vapor. Desde outubro de 2024, já foram esterilizados gratuitamente 4.850 animais em municípios como Valença, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Piraí, Três Rios e Volta Redonda. E a previsão é que a marca de 5 mil esterilizações seja alcançada em breve, já que, entre os dias 23 e 27 de junho, o Castramóvel do projeto estará em localidades de Valença e, de 30 de junho a 18 julho, atenderá a necessidade de tutores da cidade de Paty do Alferes. 

A iniciativa é desenvolvida Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), executada por meio do Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica de Saúde (CEPABS). O Centro Universitário UNIFAA participa com estagiários do curso de Medicina Veterinária. O projeto conta com recursos de emendas parlamentares do Deputado Federal Marcelo Queiroz e do Deputado Estadual André Corrêa. Inclusive, na última segunda-feira, 23, Marcelo Queiroz conferiu pessoalmente o sucesso do projeto. 

“Com alegria, compartilhamos um marco importante do nosso compromisso com a saúde pública e o bem-estar animal: o projeto FAA PET – Castração Gratuita acaba de se aproximar da marca de 5.000 castrações realizadas! Somando os atendimentos de 2024 e 2025, até 6 de junho, já são quase 5 mil animais castrados de forma gratuita, segura e acolhedora. Um trabalho técnico, itinerante e de impacto real nas comunidades da nossa região”, destaca o Diretor Executivo da FAA, José Rogério Neto, acrescentando que “a cada castração, reafirmamos nosso compromisso com uma causa nobre — e com a certeza de que estamos construindo um legado de transformação. Somos um único Time, o Time FAA! Porque, para nós, se vale a pena ser feito, tem que ser bem-feito.”

O FAAPET – Castração Itinerante de Cães e Gatos tem como Coordenadora a médica veterinária Valesca Sousa. A avaliação que ela faz dos números do projeto corrobora com o pensamento do gestor de que o projeto tem um alcance que vai além da análise fria dos dados. 

“Esse número representa muito mais do que simples procedimentos cirúrgicos. Significa 5 mil oportunidades de promover o bem-estar animal, evitar o abandono, reduzir a superpopulação de animais nas ruas e prevenir o surgimento de zoonoses. Com atuação em diversos municípios da região Sul Fluminense, o FAAPET vem contribuindo de forma concreta para a saúde pública, a qualidade de vida da população e a educação em posse responsável”, avalia Valesca Souza, acrescentando que “o impacto social do projeto é notável: milhares de tutores foram beneficiados com a realização gratuita da castração de seus animais, o que colabora diretamente para o controle populacional ético e sustentável dos cães e gatos da região.”

Neste ano, o projeto já passou por Valença, Volta Redonda, Barra do Piraí, Três Rios, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Pinheiral e Levy Gasparian, levando cuidado e dignidade a milhares de famílias.

Programação FAAPET – Castração Itinerante de Cães e Gatos

Entre os dias 23 e 27 de junho, o Castramóvel do projeto permanecerá em Valença para atender três localidades: na segunda, 23, e terça, 24, estará em Juparanã (Estação – Rua Barão de Santa Mônica, s/n); na quarta, 25, e quinta, 26, em São Francisco (Igreja Católica – Rua Dorcino Costa de Oliveira, nº 134); na sexta, 27, em Parapeúna (Escola Arnor Vieira – Rua São Pedro, nº 351). 

Em Paty do Alferes, de 30 de junho a 4 de julho, o atendimento será na Praça Nilo Monte Mor, situada no bairro Avelar. De 7 a 11 de julho, na Praça Noemia Rosa, no bairro Granja Califórnia. E do dia 14 ao dia 18, na Praça George Jacob Abdue, no Centro. 

Os tutores interessados em castrar seus pets devem ir diretamente ao Castramóvel entre 8h e 15h. O animal passará por uma triagem, incluindo exame de sangue, e se estiver apto, será encaminhado para a cirurgia. Em seguida, o tutor receberá uma receita com o tratamento (medicamentos) até a finalização do pós-operatório.

Mas, para passar pelo procedimento, os animais devem atender aos seguintes critérios: 

  • ter entre 6 meses e 6 anos de idade, com peso mínimo de 2kg e máximo de 20kg; 
  • para animais da raça braquicefálica (como Bulldogs e Pugs), a idade deve ser entre 6 meses e 5 anos, com peso mínimo de 3kg e máximo de 20kg; 
  • todas as raças podem participar, exceto Yorkshire e American Bully; 
  • animais obesos, diabéticos e com crises convulsivas não podem ser incluídos no procedimento; 
  • o animal deve estar em jejum completo (sem água e comida) por 8 horas antes da cirurgia;
  • o animal não pode ter sido vacinado nos últimos 21 dias antes do procedimento;
  • caso o animal esteja fazendo uso de algum medicamento, isso deve ser informado ao veterinário; 
  • fêmeas no cio, gestantes ou amamentando não serão castradas;
  • o animal deverá ser transportado com guia e coleira. Se for agressivo, também com focinheira; 
  • o veterinário poderá cancelar o procedimento se, após avaliação pré-operatória, considerar necessário. 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Projeto FAA PET celebra marca de sete mil castrações de cães e gatos em um ano
30/09/2025

Projeto FAA PET celebra marca de sete mil castrações de cães e gatos em um ano

Saúde mental no trabalho: FAA conquista o selo ‘Great People Mental Health’
18/09/2025

Saúde mental no trabalho: FAA conquista o selo ‘Great People Mental Health’

Valença sedia 2° Encontro Regional da Atenção Primária à Saúde
18/08/2025

Valença sedia 2° Encontro Regional da Atenção Primária à Saúde